domingo, 27 de fevereiro de 2011

PAIS SÃO ESPELHOS PARA OS FILHOS





Pai...

• Não me dês tudo o que te peço. Às vezes meus pedidos querem apenas ser um teste,para ver o quanto posso pedir.

• Não grites comigo. Eu te respeito menos quando o fazes; e me ensina a gritar também, e eu não quero fazer isso.

• Não me dês ordens a todo o momento. Se, em vez de mandar, algumas vezes externasses teus desejos sob forma de pedidos, eu o faria mais rapidamente e com mais gosto.

• Cumpre as promessas que fazes, boas ou más. Se me prometes um prêmio, deves concedê-lo; assim como um castigo.

• Não me compares a ninguém, especialmente com meus irmãos. Se me colocas acima deles, alguém vai sofrer. Se me colocas abaixo, eu é que sofro.

• Não mudes de opinião a cada momento sobre o que devo fazer; pensa antes, mantendo a decisão.

• Deixa que eu faça, acertando ou errando; se fazes tudo por mim, serei eternamente dependente.

• Nunca pregues uma mentira nem me peças que eu o faça.Isso criará em mim um mal-estar e me fará perder a confiança em tudo o que afirmas.

• Quando te enganas em alguma coisa, admite-o francamente.Isso não te diminuirá a meus olhos; pelo contrário, te farácrescer, e eu aprenderei a assumir minhas faltas.

• Quando te dás conta de um problema meu, não digas queé bobagem, que o tempo corrige ou que não tens tempo.Eu preciso ser compreendido e ajudado.

• Trata-me com a mesma amizade e a mesma cordialidade com que tratas teus amigos.Pelo fato de pertencermos à mesma família, não significa que não possamos ser amigos também.

• Nunca me ordenes fazer uma coisa quando tu mesmo não a fazes.Eu aprendi a fazer sempre e apenas aquilo que tu fazes, e não aquilo que tu dizes.

Um comentário:

Emídio e Poesias disse...

Os nossos filhos sempre terão uma capa protetora de amor para derrotar qualquer dragão da maldade.
Eles são guiados por bússolas da vida, implantadas no coração.
Um abraço